Nosso método se mostrou eficaz mesmo no isolamento absoluto que adotamos
Antes de ser colocado no ar, Cardappio & Etc foi exaustivamente testado para que pudéssemos garantir que seu lançamento fosse feito com o mínimo possível de erros. Um dos mais rigorosos ensaios de uso foi realizado durante a pandemia por mim, Helena e Ivone, cozinheira primorosa que trabalha conosco há 10 anos.
Desde a decretação do isolamento, Helena e eu passamos a trabalhar em casa e adotamos o mesmo critério com a Ivone, felizmente podendo manter seu salário integral, assim como os direitos trabalhistas.
Como para todo mundo, esse foi para nós um tempo adaptações nem sempre fáceis. Embora eu goste de cozinhar, o tempo despendido para fazer comida e sanar os efeitos colaterais — como lavar, secar e guardar a louça — atrapalhava minhas tarefas profissionais.
Mas a pandemia teve um aspecto positivo: foi um tempo de aprendizado para uma nova era, e tiramos proveito para estudar, aprender coisas novas e trabalhar ainda mais intensamente. Entre as tarefas a que me dediquei nessa fase estava acelerar o lançamento do Cardappio e colocá-lo à prova. Embora quase pronto, o aplicativo estava ainda em desenvolvimento, sem algumas funcionalidades, mas não fez feio.
Primeiro, selecionamos as receitas que desejávamos e montamos quatro cardápios semanais. A seguir, separamos os ingredientes que havia em casa e compramos os que faltavam em um mercado que atende pela internet. Cumpridas essas duas etapas, instalamos o aplicativo remotamente no celular da Ivone para que ela tivesse uma cópia dos cardápios que escolhemos e as respectivas receitas.
Como estávamos em isolamento absoluto e não queríamos sair, enviamos à casa da Ivone, por intermédio de um motorista de empresa por aplicativo, os ingredientes, as embalagens descartáveis para armazenar os pratos e bolsas térmicas.
Como Ivone tem freezer em casa, ela congelava os pratos nas embalagens plásticas à medida que ela os finalizava. Quando todos ficaram prontos, Ivone mandou a comida para nossa casa acondicionada nas bolsas térmicas, aos cuidados do mesmo motorista que levara os ingredientes à casa dela.
Esse método foi repetido algumas vezes, sendo aprimorado em alguns detalhes. E, claro, desde a primeira vez Ivone recebeu ajuda de custo para arcar com as despesas extraordinárias que tinha.
Aluisio Affonso